O conhecimento lexical: um factor de sucesso na aprendizagem da leitura e da escrita
- O conhecimento lexical está intimamente relacionado com o sucesso na compreensão de leitura, constitui um aspecto fundamental do alargamento do reportório de recursos de escrita.
- Capitais lexicais reduzidos, são um factor determinante do insucesso escolar.
- Uma exposição repetida a palavras novas constitui uma fonte importante de desenvolvimento lexical.
Desenvolvimento do conhecimento lexical
- ensinar à criança o que precisa de saber sobre cada palavra
- ensinar à criança como usar estratégias de aquisição lexical quando está a ler e estratégias de precisão lexical quando está a escrever
- ensinar à criança quando usar estratégias reguladoras de aquisição lexical quando está a ler e de precisão lexical quando está a escrever.
[Rudell 2004]
Actividade Desenvolvida - Aula Visionada II
Construir mapas semânticos a partir de um texto dado
A Colmeia
Planificação da Aula
em actualização
Recursos / Materiais Utilizados
- Chuva de Ideias (no quadro negro)
- Texto (A Colmeia)
- Mapa Semântico
- Auto-avaliação
Desenvolvimento da Actividade: Construir mapas semânticos a partir de um texto dado
Trata-se de uma actividade que pode ser feita individualmente, em pequenos grupos ou colectivamente.
Dado um texto, de tipo expositivo, e identificada a ideia / a entidade principal, pede-se aos alunos que organizem graficamente a informação que, neste texto, é associada a essa ideia / entidade.
Esta actividade pode ser usada como estratégia para o desenvolvimento da compreensão de leitura.
Anexos
A Colmeia – Texto
Mapa Semântico para Completar
Mapa Semântico Completo
Auto-Avaliação
Registos / Fotografias da Actividade Desenvolvida
Avaliação do Trabalho
brevemente
Alguns Trabalhos
brevemente
Reflexão Final
brevemente