08.12.08

 

O Desenvolvimento da Linguagem Oral: Percursos de Desenvolvimento

 

É possível afirmar que existe uma relação directa entre o grau de desenvolvimento linguístico à entrada do 1º Ciclo e o sucesso aí alcançado, em particular nos primeiros anos. Concretamente, o domínio da oralidade é determinante na aprendizagem da leitura e da escrita (…) pelo que aquele desenvolvimento deve ser estimulado desde o ensino pré-escolar, sendo o papel do professor do 1º Ciclo crucial.
(Brochura Desenvolvimento Linguístico p.6)
 
Origem da Linguagem
“A espécie humana é a única espécie biológica programada geneticamente para adquirir os sistemas altamente complexos, estruturados e específicos que são as línguas naturais. Na realidade, os seres humanos adquirem espontaneamente, com incrível rapidez e uniformidade, a língua natural da comunidade em que passam os primeiros anos de vida – a sua língua materna – e usam na criativamente como locutores, interlocutores e ouvintes.”                                                                                  
Sim-Sim et al, A Língua Materna na Educação Básica, ME-DEB,1997
 

Actividade Desenvolvida - Aula Visionada I

 

 

Planificação da Aula

 

em actualização

 

 

 

 Recursos / Materiais Utilizados

  • Texto (A Casa do João)
  • Folha para Desenho
  • Ficha de Orientação do Texto
  • Auto-avaliação

Desenvolvimento da Actividade: Ouvir e desenhar

 

 
1)     Ouve a história atentamente e desenha a(s) personagem(ns) principal(ais);
2)     Verificar a quantidade de informação retida após a audição de um texto sem e com a tomada de notas;
3)     Num primeiro momento, é dito às crianças que se vai ler um texto ao qual devem prestar muita atenção porque, posteriormente, irão desenvolver um trabalho relacionado com ele;
4)     O professor faz a leitura em voz alta e, posteriormente, sugere aos alunos que ilustrem, através de um desenho, a informação contida no texto;
5)     Num segundo momento, confrontam-se as crianças com os desenhos e com a história, levando-os a concluir que os desenhos contêm pormenores não descritos no texto, faltando-lhes outros importantes;
6)     Explica-se a importância de tirar notas enquanto se ouve a história, explica-se a estratégia e repete-se a experiência com o texto inicial no qual se modificam alguns pormenores;
7)     Avaliação de todo o trabalho executado.

 

Anexos

  A Casa de João - Texto

 

 

"O João vive numa casa amarela. A casa tem quatro janelas e uma porta castanha. No lado esquerdo da casa há duas pereiras. No lado direito uma garagem com um portão verde.

O pai do João tirou o carro vermelho da garagem porque vai ao futebol".

  

Ficha de Orientação

 

 

 Auto-Avaliação

 

 

Ficha de Desenho (1ª e 2ª Etapa)

 

 

  

Avaliação do Trabalho

 

 

Alguns Trabalhos

Desenho sem Orientação

 

  

Desenho com Orientação

  

Reflexão Final

 

 Brevemente

 

sinto-me: Recompensada
tags:
publicado por psylva às 00:39

Olá. Tudo bem? Também utilizaste o suporte papel para o que foste apresentando aqui, em termos de portfólio? Gostaria de saber e porquê. Isso ajudar-me-á. Obrigado. Tudo de bom.
poematar a 19 de Fevereiro de 2009 às 00:27

De
  (moderado)
Nome

Url

Email

Guardar Dados?

Este Blog tem comentários moderados

(moderado)
Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres



Copiar caracteres

 



O meu Portfólio do PNEP - Programa Nacional do Ensino do Português - Patrícia S. Lopes
mais sobre mim
Dezembro 2008
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6

7
8
9
10
11
12
13

14
15
16
17
18
19
20

21
22
23
24
25
26
27

28
29
30
31


arquivos
2008:

 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12


pesquisar
 
subscrever feeds
blogs SAPO