07.12.08

Língua Portuguesa

 

 
A língua materna não só é um importante factor de identidade nacional e cultural como, no domínio do ensino/aprendizagem, desempenha um papel fundamental no desenvolvimento das competências gerais de transversalidade disciplinar.
Esta área deverá pois garantir aos alunos o desenvolvimento de competências específicas no domínio de:
 
  • compreensão e expressão oral (capacidade para atribuir significado a discursos orais em diferentes variedades do português, bem como capacidade para a sua produção);
  • leitura (implicando a capacidade de descodificar um texto escrito e dele extrair informação e construir conhecimento);
  • expressão escrita (incluindo não só o conhecimento do sistema de representação gráfica adoptado mas também o desenvolvimento dos processos cognitivos e linguísticos necessários ao planeamento, formatação linguística, revisão, correcção e reformulação do texto escrito);
  • conhecimento explícito da língua (desenvolvimento de uma consciência linguística que permitirá o controlo, uso e selecção das estratégias, instrumentos e regras mais adequadas, tanto na compreensão como na expressão, em cada situação de comunicação).
Compreensão oral
  • Capacidade para prestar atenção a discursos em diferentes variedades do Português, incluindo o Português padrão;
  • Capacidade para extrair e reter a informação essencial ao discurso;
  • Familiaridade com o vocabulário e com as estruturas gramaticais da língua portuguesa.
Expressão oral
  • Mobiliza vocabulário diversificado e estruturas sintácticas de complexidade crescente;
  • Expressão de forma confiante, clara e audível, com adequação ao contexto e ao objectivo comunicativo;
  • Capacidade de controlo da voz ao nível da articulação, da velocidade de elocução e curva melódica;
  • Capacidade de desempenhar, de uma forma cooperativa, o papel de locutor, em contexto escolar;
  • Pesquisa e recolhe produções do património oral;
  • Capacidade de formatação de discursos de complexidade crescente.

Leitura

  • Automatização do processo de decifração;
  • Domínio dos mecanismos básicos de extracção de significado de
  • material escrito;
  • Capacidade para perseverar na leitura de um texto.
 
Expressão escrita
  • Conhecimento de técnicas básicas da organização textual;
  • Utilização de técnicas de recolha e organização da informação;
  • Domínio das técnicas instrumentais da escrita;
  • Capacidade para produzir pequenos textos com diferentes objectivos comunicativos;
  • Domínio de técnicas básicas de organização textual;
  • Conhecimento de regras gramaticais básicas (em situação de uso).
sinto-me: Esclarecido
publicado por psylva às 22:08

O meu Portfólio do PNEP - Programa Nacional do Ensino do Português - Patrícia S. Lopes
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