08.12.08

 

Enfim o Natal... e como não poderia ser diferente, preparei algumas actividades alusivas a data... Espero que agradem

 

«Levar a criança a entrar na aventura de ler é atraí-la a mil possibilidade de oferecer-lhe uma alternativa importante, a alternativa de pensar, de contemplar, de se aproximar do mundo da fantasia, da aventura, da realidade e do mistério».

                                                                                               Manzano (1988)

 

A leitura é uma competência básica na sociedade actual que, tal como outras actividades linguísticas, é um processo altamente complexo que se prolonga ao longo de todo o percurso escolar e até da vida da pessoa, pois aprender a ler é um processo a longo termo.
 
 

«Ler é compreender, obter informação, aceder ao significado do texto»

Sim Sim, 2007

 

Conteúdo temático: Leitura- Compreensão do texto instrucional - A receita.

O ensino da compreensão de Textos Instrucionais

 

Planificação da Actividade

em actualização

 

 

 Descrição da Actividade de Natal

 

 Textos Instrucionais

 
«Os textos instrucionais fazem parte da vida quotidiana. Em muitos casos, a informação de que necessitamos encontra-se formatada em esquemas, diagramas, gráficos e tabelas, acompanhados de pequenos textos ou simplesmente de frases ou palavras em funções explicativas».
 
Actividades para o desenvolvimento de competências específicas de textos instrucionais
 
1ª Actividade - Roteiro de leitura
 
Cartaz
 
Receita Bolo-Rei
 
Ficha de Actividade
 
Texto: Bolo-rei
 
Objectivo: Conhecer a estrutura de um texto instrucional
 
Actividade: Análise da estrutura de textos instrucionais
 
a) Preenchimento de um “Roteiro de leitura”
 
Exemplo de um roteiro de leitura
 
1. O professor, previamente, recorta o texto em três unidades (com um marcador divide o texto em três partes):
- título, materiais/ingredientes e instruções.
 
2. Com um traço liga cada uma das partes do texto à informação que ela te dá.
 
b) Distribui pela turma o recorte com o título e questiona os alunos
  • Pelo título, que tipo de texto vos parece que vamos ler?
  • Para que serve uma receita de um bolo?
  • Para que possam fazer o bolo o que precisam saber?
  • Que ingredientes vos parece que um bolo de chocolate pode levar?
c) O professor distribui o recorte da receita que contém a lista de ingredientes e pede para verificarem quais os ingredientes que foram referidos e que fazem parte da receita e os que não foram mencionados.
 
2º Actividade - Jogo do Cozinheiro Distraído
 
Compreensão de Textos
 
“JOGO DO COZINHEIRO DISTRAÍDO”
 

COMO FAZER UM BOLO-REI
 

Desenvolvimento de estratégias de antecipação com base em associações lógicas

  1. Individualmente os alunos são desafiados a ajudar um cozinheiro distraído que baralhou duas receitas e agora não sabe como fazer o bolo-rei.
  2. Seleccionar da lista de ingredientes aqueles que pertencem à receita do bolo-rei.
  3. Seleccionar da listagem de acções as que se referem à confecção do bolo-rei.
  4. Recortar as partes relativas à receita do bolo e ordená-las (nas suas 3 partes: Título, lista de ingredientes e listagem de instruções).
  5. Reescrita da receita de bolo-rei.

Cartazes das Receitas

 

 

Receitas para ordenar

 

Bolo-Rei

 

Peru à Moda Antiga

3º Actividade - Livro de receitas

 

 
O livro de receita servirá para futuras actividades que serão realizadas com a professora titular da sala. 
 
Auto-Avaliação
 
Registos / Fotografias da Actividade Desenvolvida
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Acesso as Fichas 
Para ter acesso as fichas de trabalho, entre em:
 
Para aceder a todos os documentos
 
 Receitas para o Jogo no Quadro
 
Planificação Aula Natal
em actualização
 
 Cartaz Peru
 
Receita Peru à Moda Antiga
 
Significado do Natal
 
Cartaz Jogo do Cozinheiro Distraído
 
Descrição da Actividade de Natal
 
Receita Bolo-Rei
 
 Cartaz Bolo-Rei
 
Ficha de Auto-Avaliação
 

Ficha de Trabalho - Actividade de Natal

http://www.scribd.com/doc/8956119/Actividade-de-Natal

 
Avaliação do Trabalho
brevemente
 
Alguns Trabalhos
brevemente
 
Reflexão Final
brevemente
sinto-me: Realizada
tags:
publicado por psylva às 00:37

O meu Portfólio do PNEP - Programa Nacional do Ensino do Português - Patrícia S. Lopes
mais sobre mim
Dezembro 2008
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6

7
8
9
10
11
12
13

14
15
16
17
18
19
20

21
22
23
24
25
26
27

28
29
30
31


arquivos
2008:

 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12


pesquisar
 
blogs SAPO